Prefeitura abre inscrições para cursos profissionalizantes em Divinópolis
terça-feira, 18 de fevereiro de 2014A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semds), anunciou o início das inscrições para os cursos profissionalizantes oferecidos por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), parceria entre Prefeitura e Governo Federal.
O público-alvo do curso são pessoas de 16 a 59 anos beneficiados pelo Bolsa Família, e enquadrados na condição de vulnerabilidade social, como pessoas com deficiência, jovens egressos do serviço de convivência ou do sistema socioeducativo, população de rua, família com crianças em situação de acolhimento provisório em abrigos, adolescentes e jovens egressos do serviço de acolhimento, indivíduos e famílias que possuam residência em locais de risco, ex-presidiários, mulheres vítimas de violência, entre outros.
Os cursos possuem duração de três a quatro meses, e oferecem qualificações nas áreas de: Auxiliar Administrativo, Auxiliar Financeiro, Balconista de Farmácia, Cuidador de Idosos, Depiladora, Manicure e Pedicure, Modelista, Auxiliar de Pessoal, Cabeleireiro, Libras, Maquiadora, Costura Industrial, Padeiro, Recursos Humanos, Inglês Básico, Auxiliar Administrativo, Auxiliar Financeiro e Auxiliar de Pessoal.
O gerente de Inclusão Social, Renato Nunes, destaca que todos os cursos estão voltados para as exigências do mercado de trabalho de Divinópolis, detectadas no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de 2013, possibilitando, aos participantes, mais chances no mercado de trabalho. “O curso tem o objetivo de incluir este público no mercado, ou seja, tirar estas pessoas da vulnerabilidade social. Nós buscamos áreas com maior abrangência, oferecendo mais chances de emprego à população, ajudando tanto na questão financeira, quanto na estima do individuo”, conta Renato.
Há dois anos em Divinópolis, O Pronatec, em 2014, oferece mais cursos que nas edições anteriores. Assim sendo, mais possibilidades serão oferecidas para a população. Para os cursos, os alunos recebem lanche e vale-transporte. “O governo do município de Divinópolis não mediu esforços para a realização destes cursos na cidade. Assim, este público beneficiado do Bolsa Família ou com vulnerabilidade social não vai encontrar obstáculos até a sua profissionalização”, destaca o gerente.
Os cursos estão disponíveis nos turnos manhã, tarde e noite. As aulas terão início nos meses de março e abril, dependendo do curso escolhido. As aulas serão oferecidas nas sedes do Senac, Senai e Sest/Senat.
Cada curso oferece de 16 a 20 vagas, e as inscrições podem ser realizadas enquanto estas estiverem disponíveis. Caso o público-alvo não preencha todas as vagas, o curso estará disponível para interessados de 16 a 59 anos que não se enquadrem no perfil.
As inscrições são realizadas na sede da Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, à avenida Coronel Julio Ribeiro Gontijo, n° 370, bairro Esplanada. Para as inscrições, é necessária a apresentação dos documentos pessoais (CPF e Identidade), comprovante de endereço e cartão do Bolsa Família ou Cadastro Único. Os menores de 18 devem realizar a inscrição, acompanhados dos responsáveis.
Neste caso, os documentos necessários são, além da documentação pessoal do menor e do responsável, comprovante de endereço e comprovante de escolaridade.